MACONHA NÃO É INOFENSIVA
Este texto foi fornecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Projeto Dr Bartô para prevenção de drogas.
Maconha não é inofensiva!
Você sabia? Os malefícios que se adquire fumando de 3 a 5 cigarros convencionais se adquire fumando apenas um cigarro de maconha. Essas e outras informações estão na apresentação “O consumo da Cannabis não é inofensivo à saúde humana”.
O estudo é defendido no vídeo a seguir pelo presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, o Professor Dr. José Miguel Chatkin, que lança mão da fundamentação científica para mostrar por que é preciso afastar o uso da maconha na infância e na adolescência, uma vez que ela pode ser porta de entrada para outras drogas, inclusive os cigarros eletrônicos.
Além disso, quanto mais precoce é o início do fumo da maconha maiores são os prejuízos à atenção e cognição de quem consome. E, já foi comprovado: quanto maior o seu uso, maior os danos à saúde.
A fumaça da maconha contém milhares de substâncias nocivas, agentes químicos e matéria particulada, representando um risco também na inalação passiva. Isso sem dizer dos problemas que causa nas vias aéreas de grande calibre dos pulmões e do aumento da probabilidade de desenvolvimento de doenças psíquicas, como a esquizofrenia.
A ação integra o Programa de Programa de Aconselhamento Breve sobre uso de Álcool e Drogas e chama atenção ainda para os problemas respiratórios e neuropsiquiátricos advindos do uso prolongado da maconha.
Confira!